- Author : in Living Offices
Lisboa, Portugal [Go to EN Version]
Office File
Empresa: BOLD by Devoteam
Localização: Lisboa, Portugal
Área Total: 470m² (Torre A)+ 1400m2 (Torre B)
Ano: 2009
Capacidade: 350 pessoas
Indústria: Tecnologia
Office Design: Worx Architecture & Inception Architects
A BOLD by Devoteam é uma empresa focada no desenvolvimento e entrega de soluções e serviços tecnológicos inovadores, através de uma combinação de expertise tecnológico, agilidade, criatividade e design.
Fundada em Portugal em 2009, a BOLD by Devoteam tem escritórios em Aveiro, Lisboa e Porto e uma vasta experiência no mercado nacional e internacional, representada por mais de 700 colaboradores. Destes, faz parte a Diamond, a nossa equipa de Creative Technology, que integra uma comunidade internacional com o mesmo nome.
Em 2018, a BOLD foi integrada no grupo multinacional Devoteam, líder na transformação digital de grandes empresas no mercado EMEA, com um volume de faturação de €650M.
A empresa tem como missão desenvolver as soluções mais inovadoras para cada negócio, criando valor através de uma combinação de competência tecnológica, agilidade, criatividade e design, num mundo onde a Tecnologia é feita para as Pessoas.
O escritório
Ao longo dos últimos 10 anos os escritórios da BOLD foram crescendo de forma a acolher os novos colaboradores. Em Lisboa, entre a Torre Fernão Magalhães e a Torre Zen, a empresa tem várias salas de trabalho cada uma com o toque especial das equipas!
Para facilitar o contacto entre as várias equipas, cada escritório tem uma zona de lounge com copa (que está acessível a todos, independentemente do projeto para o qual estão a trabalhar) e várias salas de reunião, umas mais pequenas para reuniões 1×1 e outras para grupos maiores.
As áreas de trabalho estão organizadas em open space, com ilhas de 8 a 12 pessoas. Com o objetivo de criar ambientes tranquilos e sem demasiado ruído, a empresa optou por criar várias áreas de trabalho (com capacidade para 20 a 40 colaboradores) separadas por planos de vidro ou salas de reunião.
Cada equipa tem liberdade para personalizar o seu espaço de trabalho e a sua secretária. Ao longo da nossa visita pelo escritório foi fácil perceber que havia fãs de Star Wars, ping pong, Angry Birds, bilhar, entre outros.
Cultura
O ambiente que se vive na BOLD by Devoteam é uma mistura entre proximidade, descontração e responsabilidade. Todos se orgulham da qualidade e da importância do trabalho que desenvolvem, o que cria um espírito de união que contagia quem vem conhecer a empresa.
Foco
Cada escritório tem um ambiente diferente. Há salas com jardins verticais, outras com paredes azuis e amarelas, há salas mais escuras e com uma iluminação discreta, outras com grandes janelas com vista para o Tejo… A diversidade de áreas no escritório é um dos aspetos mais valorizados por quem lá trabalha. Cada um tem liberdade para procurar o espaço mais adequado à sua personalidade.
E, porque o dia a dia dos developers não é apenas estar sentado em frente a um computador, a BOLD tem vindo a apostar em pequenos espaços de reunião que podem ser utilizados para conversas mais privadas ou momentos de trabalho individual de foco.
Trabalho de Equipa
O trabalho em equipa e com o cliente implica realizar várias reuniões diariamente. Nos vários escritórios que visitámos existem várias salas de reunião, com propósitos e dimensões diferentes. Entre salas com o tecto estrelado e pequenas cabines para entrevistas, não faltam opções!
Nos escritórios da Torre Fernão Magalhães, cada sala tem o nome de uma personalidade feminina que se destacou no seu percurso profissional e que deixou uma marca no nosso mundo.
Auditório
Para os colaboradores, estes escritórios são muito mais do que um espaço de trabalho. É nas áreas de lounge e nas copas que todos se reunem para um café a meio da manhã ou ao fim do dia para uma partida de bilhar acompanhada por uma cerveja.
O novo auditório da BOLD é utilizado também para eventos externos, como meetups ou festas das equipas.
Para apresentações ou formações mais alongadas, existe um pequeno auditório que pode ser organizado conforme o tipo de atividade a realizar.
Quando não está a ser utilizado para formações, esta sala transforma-se em campo de futebol onde todos têm oportunidade de mostrar o seu talento!
Copa
Em todas as copas existe fruta, água e snacks à disposição de todos. Como são cada vez mais os que fazem questão de almoçar na empresa, existem várias zonas de refeição e microondas.
Área de Jogos
Para os adeptos de bilhar, ping pong, playstation e realidade virtual, não faltam condições para organizar torneios e conhecer as caras novas que vão chegando às equipas.
Sons do escritório
“Gosto dos inúmeros espaços que temos trabalhar sem ser na secretária. Facilmente agarramos no portátil e sentamo-nos em qualquer sítio. É bom ter esta liberdade e poder trabalhar de forma descontraída.”
Vladimiro
“Este escritório foi pensado como uma casa para nós. Nós não alugamos a casa, tivemos o privilégio de construir a casa e isso fez toda a diferença.”
Filipa Gonçalves
“Gosto de me juntar com mais pessoas para jogar uma partida de snooker, cartas ou playstation… a vista do escritório também é uma das coisas que mais gosto, em qualquer lado temos luz natural o que torna tudo mais agradável.”
João Machado
“O meu dia a dia é passado entre videoconferências, reuniões de equipa e entrevistas. Na BOLD temos espaços disponíveis para cada uma destas atividades o que facilita o nosso trabalho. Além disso temos vários espaços para descontrair ou para nos concentrarmos nas nossas tarefas. É comum haver música no escritório, temos um sistema que permite adicionar músicas a uma playlist, ou seja, temos uma ambiente bem animado!”
Gonçalo Moura
“É raro verem-me sentada numa cadeira! Costumo andar sempre de um lado para o outro junto das equipas, para lhes dar todo o suporte necessário. Como tenho a facilidade de poder trabalhar em qualquer lado consigo aproveitar os vários espaços dos escritórios: salas de reunião, copas, sofás, puff’s… Trabalhar com tantas pessoas diferentes é desafiante mas também é muito gratificante.”
Inês Ferro